fechar

Aprender Word

APRENDER WORD

DICAS E NOVIDADES SOBRE WORD

Controlando e restringindo as alterações nos seus documentos

por: Maximiliano Meyer em Artigos, no dia 15/08 | 14:08

Não gosta de enviar seus trabalhos para os colegas ou até mesmo para o seu chefe pois eles fazem alterações em seus textos sem sua permissão? E pior, você depois nem sabe qual parte foi que eles modificaram, nem mesmo tem como reverter a situação.

Não tinha, pois hoje aprenderemos a restringir a edição de partes indesejadas e também de deixar marcado todas as mudanças efetuadas no seu documento.

Para saber quais foram as alterações feitas em seu documento , envie o mesmo com a opção 'Controlar Alterações' que se encontra na guia 'Revisão' acionada. Dessa forma assim que o texto voltar, você poderá navegar entre as mudanças feitas, aceitando-as ou negando-as.

Veja agora como ficarão marcadas as operações feitas:

Veja que habilitando o botão 'Painel deRevisão' será exibido verticalmente ou horizontalmente, dependendo da sua preferência, um menu com todos os tipos de mudanças que foram efetuadas, divididas por tipo, como: comentários, cabeçalho e rodapé, notas de rodapé, notas de fim, etc. É possível navegar por entre os comentários por este menu lateral.

Interessante, caso o documento tenha sido modificado por mais de uma pessoa é que o nome de quem fez a edição fica marcado, neste menu, e, as iniciais, caso seja em um comentário.

O Word ainda nos apresenta a opção de navegar através da ordem com que as alterações aparecem no texto e também, aceitando ou recusando cada um deles, praticidade e velocidade na sua conferência final:

Veja que você pode alternar entre as versões do texto também, entre a original, a modificada, a final, etc. Perfeito para fazer comparações. E caso deseje comparar com um documento externo, nem se preocupe, pois o Word também oferece essa opção:

Veja que além de mostrar as partes editadas em vermelho e sublinhado, o Word ainda nos indica as alterações com uma pequena coluna:

Detalhe: Se o seu Word for o 2013 será possível bloquear esta função para que ninguém possa desabilitar o controle de revisão. Para isso é só clicar na flechinha ao lado de 'Controlar Alterações' e depois 'Bloqueio de Rastreamento'. O Word lhe pedirá uma senha para o futuro desbloqueio e pronto.

Ainda na flechinha ao lado de 'Controlar Alterações' é possível encontrar o botão 'Opções de Controles de Alterações' onde poderá escolher as cores das notificações, etc.

Mas e se você não quiser que ninguém modifique seu documento? Para isso vá em 'Restringir Edição' ainda na guia 'Revisão' e escolha se você quer limitar a edição a um tipo de formatação apenas ou cancelar apenas os comentários, formulários, etc. Por fim clique em 'Sim, Aplicar Proteção' e depois insira uma senha.

Pronto, agora você aprendeu mais essa super-dica.