fechar

Aprender Word

APRENDER WORD

DICAS E NOVIDADES SOBRE WORD

Como criar Fluxograma no Word

por: Maximiliano Meyer em Dicas, no dia 09/09 | 11:19

Você sabe o que é um fluxograma? Tecnicamente, o termo designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

Várias funções importantes, certo? Por este motivo é que os fluxogramas são muito utilizados em apresentações de projetos, em relatórios, trabalhos da escola e da universidade, etc. e até mesmo no dia a dia, quando você deseja apenas fazer anotações de forma mais dinâmica e de rápida localização e entendimento.

Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que é possível criar fluxogramas sem a necessidade de programas mirabolantes utilizando apenas o Word. Vamos ver:

Primeiro vá na guia 'Inserir' e depois em 'Smart Art', na nova caixa de seleção, o fluxograma será a primeira opção. Note que no Office 2013 ele se chama 'Lista Básica em Blocos'. Clique nele o fluxograma será inserido.

Pronto, agora seu fluxograma já foi inserido. Agora somente edite ao seu gosto. 

Veja que o Word dispõe de várias opções de fluxogramas e modelos. 

Pronto, escolha o que mais lhe agrada e bom trabalho.