fechar

Aprender Word

APRENDER WORD

DICAS E NOVIDADES SOBRE WORD

Como recuperar arquivos danificados no Word

por: Maximiliano Meyer em Tutoriais, no dia 29/08 | 10:45

Já passou pelo desespero de tentar abrir um documento no Word e ele não abrir por estar acusando 'arquivo corrompido'? Terrível, certo? E parece que sempre os arquivos que se danificam são os mais importantes.

Pois aprenda hoje como TENTAR reverter esse problema, sim, apenas tentar, pois infelizmente não existe nenhum método 100% garantido. Vamos aos passos:

Método 1

Esse é o mais garantido de todos: Quando um arquivo não abrir e acusar o status de corrompido abra só o Word (não o arquivo), clique em "Abrir", selecione o arquivo em questão e, em vez de dar Ok ou Enter, clique na setinha do botão Abrir, na parte de baixo, e selecione "Abrir e Recuperar".

Método 2

É possível também que seu documento não esteja abrindo por que um suplemento esteja dando erro, nesse caso vamos desabilitar os suplementos e ver se agora seu arquivo abre. Primeiro vá pelo caminho 'Arquivo', depois 'Opções', na janela que se abriu selecione a guia 'Suplementos' e, na seção 'Gerenciar', escolha a opção 'Modelos' e clique em 'Ir'. Uma nova janela surge na tela.

Na guia 'Modelo', na seção 'Modelo de documento' é preciso que o modelo selecionado seja o 'Normal'. Se qualquer outro estiver lá, clique em 'Anexar' e procure pelo arquivo 'Normal', que estará na pasta de modelos do Office (normalmente localizada dentro da pasta de usuário do Windows). Clique em 'OK' para confirmar a alteração e encerre o Word.

Agora, no campo de pesquisa rápida do Menu Iniciar, execute o comando 'winword /a', digite sem as aspas. Ele faz com que o programa seja carregado sem nenhum suplemento (extensão), ou seja, com este comando você roda o Word em modo de segurança. Se tudo der certo, você consegue acessar o arquivo outrora danificado e tem a certeza de que há problema com algum suplemento.

Método 3

Uma última opção antes de partir para os programas de terceiros é salvar o arquivo em outro formato. Indo a Opções > Salvar como você pode escolher, por exemplo, o formato RTF (Rich Text Format), que vai guardar todo o conteúdo, porém sem formatação. De qualquer maneira é melhor do que perder tudo.

Método 4

Este é o mais garantido, porém deixamos para o final pois é o mais demorado e complicado de ser feito. Se os anteriores não derem certo, baixe e instale em sua máquina uma versão Open e gratuita do Office. Temos aqui 2 opções, são elas:

Apache Open Office - 134 Mb - link direto
Libre Office - 215 Mb link direto - Download por torrent

Último método

Agora que você já tentou de tudo e não deu certo, o último passo é utilizar programas externos que prometem recuperar seus arquivos. O melhor do mercado é o Repair my Word, e se mesmo assim esse não resolver procure outros no Google, pois há vários deles pela internet.

Repair my word - 1.5 Mb - link direto

Boa sorte