fechar

Aprender Word

APRENDER WORD

DICAS E NOVIDADES SOBRE WORD

Tudo que você precisa saber sobre IMPRESSÃO

por: Maximiliano Meyer em Tutoriais, no dia 19/08 | 10:27

Olá, pessoal. Hoje vamos aprender como imprimir documentos no seu Microsoft Word, afinal de nada adianta fazer aquele belo trabalho e não conseguir mostrar ao mundo, certo? Vamos lá:

Seu Word é dono de muitas opções para a área de impressão. Através dela você pode ir muito além do simples print. Você pode, por exemplo, escolher uma área de impressão, selecionar intervalos aleatórios, imprimir apenas um lado, modo retrato ou paisagem, apenas as páginas pares ou somente as ímpares, etc.

Primeiramente, vamos ao mais simples, a impressão normal. A mesma pode ser acessada a partir do atalho Ctrl + P ou então indo até a guia 'Arquivo' e depois acessando a opção 'Imprimir' no menu à esquerda. Veja que à direita há uma pré-visualização da página seleciona e o que será impresso.

Na primeira opção temos a seleção da impressora. Essa opção não é muito utilizada por usuários domésticos, já que esses têm geralmente 1 impressora em casa, porém em um escritório, com mais máquinas, ele é fundamental, afinal você não quer perder tempo indo até outro andar procurar onde está seu documento, certo? Veja que o Word exibe, inclusive, os programas que trabalham importando diretamente do Word. Através dessa caixa de seleção também há a opção de 'Adicionar Impressora...' caso a mesma não esteja sendo localizada, ou você comprou uma nova impressora e precisa instalá-la.

Logo abaixo há também as propriedades da impressora:

Seguindo, há a opção de seleção de impressão. Através dela você pode escolher imprimir todas as páginas, a parte selecionada, a página atual ou ainda intervalos personalizados. Veja que através desta caixa de seleção você pode ainda imprimir as propriedades do documento, os estilos usados, as alterações, etc. Pode ainda, escolher imprimir apenas as páginas ímpares ou as pares.

Abaixo dessa caixa de seleção há um local onde você pode inserir as páginas caso queira imprimir uma seleção personalizada. Para imprimir um intervalo, isto é, da página 1 até a 6, por exemplo, use a sintaxe 1 - 6, desse jeito todas, entre os números indicados, serão impressos. Agora, querendo imprimir também páginas esporádicas, digamos que a 8, 10, 12 e 16, colocaremos todas elas separadas por vírgulas, ficando assim: 1 - 6, 8, 10, 12, 16


Na próxima caixa de seleção escolha se quer imprimir do modo 'clássico' onde cada página será impressa em uma folha separada ou se quer imprimir nos 2 lados da folha, tendo que, manualmente, viras as páginas para prosseguir com a apresentação.

Na próxima opção temos que escolher se vamos imprimir em grupos ou em ordem. Funciona assim: Digamos que você queira imprimir 2 cópias de um documento que tem 5 páginas. Se você selecionar 'Agrupado' ele irá imprimir primeiramente um documento completo e depois o outro, o primeiro irá da página 1 até a página 5 e o outro da mesma forma. Já se você selecionar 'Desagrupado' o Word irá mandar para a impressora todas as páginas 1, depois todas as páginas 2 e assim por diante.

 

A próxima é bem simples e dispensa explicações: Dá a opção de escolher entre imprimir na orientação paisagem ou retrato.

Na seguinte você tem a opção de escolher o tamanho do papel que usará. Dispomos dos mais usuais, como A4 e A3 até formulário contínuo alemão e envelope japonês kaku n°3.

Na próxima, poderemos selecionar margens pré-configuradas, para nosso documento.

Na última opção temos a chance de escolher se vai sair 1 página do Word por página de impressão, 2 por página, etc. Ideal para imprimir aquela apresentação de slides e estudar para a faculdade.

Bem abaixo há ainda a opção de configurar página, que abrirá uma janela com várias destas opções, onde você poderá inserir manualmente o tamanho de margem, a orientação, etc.

Tudo certo? Tudo configurado? Agora é só selecionar o número de cópias e clicar em imprimir, bem lá em cima. 

Por hoje é isso. Agora aproveite o máximo dos recursos que aprendeu hoje e bom trabalho.