fechar

Aprender Word

APRENDER WORD

DICAS E NOVIDADES SOBRE WORD

Como criar um sumário no Word?

por: Redação em Tutoriais, no dia 13/12 | 14:00

Muitas pessoas, durante a faculdade ou até mesmo na escola, precisam fazer algum trabalho que necessita de sumário. Muitos preferem fazer manualmente, mas o que muitas pessoas não sabem é que o Word oferece uma ferramenta de fácil uso para a criação de sumários. Portanto, vamos ver como utilizar esse recurso e implementar o seu trabalho.

Este recurso está ativo em praticamente todas as versões do programa, desde as mais antigas.

Quando seu texto estiver finalizado e com os capítulo e sub-capítulos definidos selecione os mesmos. Selecione primeiro a Introdução e, para selecionar os outros, mantenha a tecla Control pressionada e faça a seleção.

Agora, vá na aba Referências e, no canto superior esquerdo, clique em Adicionar texto. Escolha Nível 1.

Isso vai alterar o conteúdo selecionado para títulos e destacá-los. Você pode alterar em quantos níveis você quiser, tornando o 2.1 em Nível 2, por exemplo. Faça edições a vontade, conforme estiver estruturado seu trabalho.

Após finalizar as edições, posicione o cursor onde desejar inserir o sumário. Quando ele estiver no lugar certo, vá na aba Referências e clique na opção Sumário, localizada no canto superior esquerdo. Escolha a opção que desejar.

Pronto! O sumário já está no texto e ele informa a página em que cada parte está!

É importante lembrar que, caso você faça alguma alteração na estrutura, você deve clicar no sumário e, logo após, na opção Atualizar sumário, para que ele atualize as páginas corretamente.